| Registo  |   Entrar

Eventos na Biblioteca Minimizar
 

Biblioteca Municipal de Moura 1968-1991-2011

Publicado por: Zélia Parreira em 28-06-2011

 A Biblioteca Municipal de Moura, existente desde 27 de junho de 1968, apresentou em 1987 a sua candidatura ao Programa da Rede nacional de Bibliotecas Públicas. Sendo uma das primeiras bibliotecas do país a fazê-lo viu a primeira fase da projectada remodelação abrir ao público a 24 de Junho de 1991, há prescisamente 20 anos.

Assumindo-se como uma "porta aberta ao conhecimento" e tendo como lei fundamental o Manifesto da Unesco para as Bibliotecas Públicas, a Biblioteca Municipal de Moura procurou em todos os instantes, cumprir o seu papel de facilitadora do acesso dos cidadãos ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação. Garantiu liberdade, igualdade, isenção. Criou as condições necessárias para que todos os cidadãos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social se sentissem bem-vindos no seu espaço e procurou honrar a confiança em si depositada enquanto força viva para a educação, a cultura e a informação, e como agente essencial para a promoção da paz e do bem-estar espiritual nas mentes dos homens e das mulheres.

Durante estes vinte anos, cresceu de todas as formas possíveis, recusando aceitar os limites impostos pelas grossas paredes que a protegem. Estendeu-se a todas as freguesias do concelho (caso raro, senão único em Portugal), esteve nas escolas e criou parcerias inéditas e exemplares com a Rede de Bibliotecas Escolares. Reformulou serviços e implementou projectos de promoção e difusão da leitura. Criou o primeiro catálogo colectivo concelhio online a nível nacional e continua a ser uma referência no funcionamento em rede.

Mais do que a Biblioteca Municipal, quem está hoje de parabéns é a comunidade que a utiliza, que usufrui dos seus serviços, que justifica a sua existência e o seu aperfeiçoamento constante. O que já fizemos, o que fazemos e o que faremos, é feito para si, caro leitor.

Tão importante como celebrar os vinte anos que passaram, a que se somam os 23 anos anteriores, é tomar consciência do caminho percorrido e seguir em frente, é continuar a projectar o futuro.

Obrigada por vinte anos de boas leituras.


0 Comentários

Deixe um Comentário



Insira o texto que aparece acima.



 
         
Arquivo dos Eventos Minimizar
 
 
   
Categorias Minimizar
 
 
   
Últimos Publicados Minimizar
 
 
   
Home   |   Biblioteca Municipal   |   Bibliotecas Escolares   |   Catálogo   |   Eventos   |   Contactos
copyright 2010 biblioteca municipal de moura

Privacidade  |   Condições de Utilização